Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15466
Título: Capacidade de autocuidado em idosos acometidos por acidente vascular encefálico: Uma revisão integrativa
Autor(es): Pereira, Amanda de Brito Rangel
Palavras-chave: Acidente Vascular Encefálico
Autocuidado
Idoso
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: O presente estudo objetivou-se identificar a influência do Acidente Vascular Encefálico na capacidade de autocuidado de idosos acometidos por essa doença. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa da literatura, nas bases eletrônicas da LILACS, SCIELO, MEDLINE E PUBMED utilizando os seguintes Descritores em Ciências da Saúde: “Idoso”, “Acidente Vascular Encefálico”, “Avaliação Geriátrica” e “Autocuidado”. A pesquisa foi realizada em Março de 2016, e sua análise foi feita por meio da leitura criteriosa dos artigos selecionados, a disposição dos dados coletados e a discussão dos resultados. Na identificação inicial, obteve-se 781 artigos encontrados. Contudo, quando aplicados os critérios de inclusão, exclusão e adequação do objetivo proposto, conforme a leitura criteriosa dos resumos, totalizaram-se 12 artigos selecionados. Constatou-se que os principais aspectos que influenciam na capacidade de autocuidado de idosos com AVE são: dependência funcional, limitações somatossensoriais, mentais, motoras e cognitivas, disfagia, diminuição de força, depressão e tristeza. Os achados do estudo indicam que idosos acometidos por AVE apresentam um déficit na capacidade de autocuidado, que pode ser verificado por meio de algumas sequelas da doença as quais comprometem diretamente a capacidade funcional dos indivíduos, bem como a autonomia de desenvolver atividades instrumentais de vida diária de forma independente.
Descrição: PEREIRA, A. de B. R. Capacidade de autocuidado em idosos acometidos por acidente vascular encefálico: Uma revisão integrativa. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15466
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda de Brito Rangel Pereira.pdfPDF - Amanda de Brito Rangel Pereira5.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.