Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15471
Título: Utilização de hormônios bioidênticos para a terapêutica hormonal da menopausa
Autor(es): Silva, Drielly Porto Souza e
Palavras-chave: Climatério
Terapia hormonal
Hormônios bioidênticos
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: O climatério é um processo fisiológico mas que possui uma sintomatologia que pode afetar prejudicialmente a qualidade de vida de mulheres com em média 45 anos de idade. Para isso, a terapia de reposição hormonal na menopausa (TRH) é comum entre as mulheres desde a década de 1960, quando a estrogenoterapia isolada era administrada com o objetivo de combater estes sintomas. Ao longo dos anos, complicações resultantes da utilização da terapia convencional começaram a surgir, o que levou a busca por combinações e formas de administração diferenciadas procurando promover maior segurança as pacientes. Apesar disso, a TRH convencional foi alvo de estudos que indicaram que seus riscos ainda superavam os benefícios. Isto ocasionou uma queda no número de usuárias da terapia e fez com que profissionais da área de saúde procurassem por alternativas. Dentre estas alternativas destacamos a terapia com hormônios bioidênticos que passaram a ser mais prescrita por médicos por serem mais seguros e apresentarem menos riscos para a saúde dessas mulheres. O objetivo desta revisão foi analisar se de fato a terapia hormonal confere mais segurança e efetividade. Porém ainda não há evidências suficientes para se chegar a uma conclusão.
Descrição: SILVA, D. P. S. e. Utilização de hormônios bioidênticos para a terapêutica hormonal da menopausa. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15471
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Drielly Porto Souza e Silva.pdfPDF - Drielly Porto Souza e Silva4.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.