Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15473
Título: Uma análise dos artigos publicados na Revista Química Nova no período de 2005 a 2015 com a inserção das TICs na Educação Básica
Autor(es): Formiga, Emmanuel Gustavo da Silva
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs
Revista Química Nova
Ensino de Química
Data do documento: 28-Out-2016
Resumo: Atualmente, diante de um ensino formal e tradicionalista, torna-se cada vez mais difícil motivar o aluno visando o melhor aproveitamento na disciplina de Química, porém a inserção das TICs surge para mudar esse panorama, abrindo portas para a era digital. Neste contexto, o presente artigo teve como objetivo investigar nos últimos 10 anos, publicações da revista Química Nova, no que se refere à categoria de mídias e softwares, que se tornaram ferramentas imprescindíveis, que visam estimular à percepção visual e sonora e elevar o nível de aprendizagem. Nesta perspectiva, este estudo relata como essas tecnologias revolucionaram sua época, no que diz respeito à parte laboratorial, com a exibição de simulações computacionais que acarretaram na aula um verdadeiro espetáculo de som e imagem, tornando possível a realização de experimentos. Neste sentido, vale ressaltar também, os demais softwares, que possibilitaram aos seus usuários uma visualização enriquecedora de estruturas que surgem de forma limitada no livro didático causando espanto e dificultando o entendimento de temas relacionados à Polarimetria e Ressonância, porém o uso desses programas possibilitam que o aluno visualize essas estruturas por diversos ângulos, realize testes e desenvolva suposições, analise resultados e aprimore os conceitos relacionados à atividade óptica e ressonância de espécies orgânicas.
Descrição: FORMIGA, E. G. da S. Uma análise dos artigos publicados na Revista Química Nova no período de 2005 a 2015 com a inserção das TICs na Educação Básica. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15473
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emmanuel Gustavo da Silva Formiga.pdfPDF - Emmanuel Gustavo da Silva Formiga9.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.