Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15475
Título: Conhecimento de mulheres com deficiência visual sobre HPV: Existe risco para o câncer de colo de útero?
Autor(es): Maciel, Caroline Gomes
Palavras-chave: Papillomaviridae
Saúde da mulher
Pessoas com deficiência visual
Papilomavírus humano - HPV
Data do documento: 14-Out-2016
Resumo: Objetivou-se identificar o conhecimento das mulheres com deficiência visual sobre o Papilomavírus humano - HPV e sua associação com fatores de risco. Trata-se de um estudo transversal, realizado no Instituto dos Cegos de Campina Grande (ICCG), localizado no município de Campina Grande-PB, entre agosto de 2014 a junho de 2015, sendo a população alvo do estudo mulheres com deficiência visual na faixa etária de 18 a 59 anos, com vida sexual ativa ou não, e que frequentam as atividades do instituto. O instrumento de coleta de dados foi composto por variáveis demográficas e socioeconômicas, características e conhecimento sobre o Papilomavírus humano e aspectos sobre saúde e prevenção. Os dados foram analisados utilizando-se estatística descritiva e analítica por meio de um software estatístico, realizado o teste de Qui-quadrado e Fisher, considerando-se o nível de significância menor que 0,05. O estudo atende as diretrizes da Resolução 466/2012. Com base na identificação do conhecimento das mulheres com deficiência visual sobre o Papilomavírus humano, percebe-se que a mulheres com deficiência visual tem conhecimento sobre o vírus e sobre as maneiras de promover saúde. No entanto, alguns aspectos sobre saúde sexual e a patologia necessitam ser elucidados, pois muitas dúvidas se configuram dentro do contexto das atitudes e práticas de saúde frente ao Papilomavírus humano. A educação em saúde mostra-se, dessa forma, como principal instrumento dos profissionais de saúde, em especial o enfermeiro, para cobrir essa lacuna existente. Com o estudo espera-se incentivar maior atividade de educação e promoção da saúde a essa população.
Descrição: MACIEL, C. G. Conhecimento de mulheres com deficiência visual sobre HPV: Existe risco para o câncer de colo de útero?. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15475
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caroline Gomes Maciel.pdfPDF - Caroline Gomes Maciel6.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.