Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15479
Título: Marketing social como prática do terceiro setor: o caso da aliança empreendedora
Autor(es): Neto, Severino Antonio de Amorim
Palavras-chave: Marketing social
Terceiro setor
Organização não governamental
Responsabilidade social
Data do documento: 11-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de analisar as estratégias de marketing social numa organização do terceiro setor. Para tanto, foi desenvolvida uma investigação na Aliança Empreendedora, uma organização não governamental que assessora microempreendedores de baixa renda para o desenvolvimento de seus negócios. Esta pesquisa tem caráter exploratório e se configura como estudo de caso. Os dados foram coletados em fontes primárias, através de uma entrevista não estruturada realizada com o coordenador de projetos desta instituição e em fontes secundárias, utilizando-se de uma pesquisa documental através do portfólio de serviços da organização. Os resultados foram analisados a partir de quatro categorias analíticas: foco no comportamento; reconhecer que a mudança do comportamento é normalmente voluntária; usar princípios e técnicas tradicionais do marketing; e reconhecer que o beneficiário é o indivíduo, o grupo ou a sociedade no geral. Foi possível observar que a organização apresenta estratégias que contribuem para o bem estar social ao realizar projetos que causam impacto positivo no meio em que estão inseridos, garantindo que a mensagem de empreendedorismo diferente do convencional se espalhe atingindo seu público-alvo de alguma maneira. Portanto, foi possível perceber que o marketing social se apresenta com uma importante ferramenta estratégica a ser utilizada em organizações do terceiro setor.
Descrição: AMORIM NETO, S. A. de. Marketing social como prática do terceiro setor: o caso da aliança empreendedora. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15479
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severino Antonio de Amorim Neto.pdf9.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.