Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15483
Título: Fatores predisponentes para depressão em idosos institucionalizados: Revisão integrativa
Autor(es): Falcão, Stephanie Miriam Alves
Palavras-chave: Depressão
Envelhecimento
Transtornos de adaptação
Equipe de enfermagem
Data do documento: 5-Dez-2017
Resumo: Introdução: O aumento da população idosa é considerado um fenômeno global, o qual tem ocorrido mediante as transformações demográficas que se propagaram com o passar dos anos. Esse fenômeno está associado às mudanças ocorridas no perfil epidemiológico e nos aspectos sociais e econômicas da população. Adotou-se como objetivo do presente estudo identificar os principais fatores que favorecem o surgimento da depressão em idosos institucionalizados. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, desenvolvida entre os meses de Julho a Agosto de 2017 nos seguintes bancos de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (Medline); Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e no Index Psicologia – Periódicos técnico-científicos. Foi obtido um total de 178 artigos, onde a amostra constituiu- se de 10 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: Os principais aspectos que favorecem o surgimento da depressão em idosos institucionalizados envolvem: a dependência ou limitação na realização das atividades de vida diária; sociodemográficos; condições de saúde, capacidade funcional, cognição; uso de medicamentos; dependência ou limitação para realizar atividades de vida diária; sentimentos de solidão; hospitalizações; falta de amigos na instituição; insatisfação com a instituição; não participação de atividades; aumento dos gastos e falta de atividades na instituição. Considerações Finais: O presente estudo possibilitou verificar que a depressão nos idosos institucionalizados é desencadeada por diversos fatores, os quais demandam do profissional de enfermagem uma identificação precoce e a formulação de estratégias adequadas para transpô-los.
Descrição: FALCÃO, S. M. A. Fatores predisponentes para depressão em idosos institucionalizados: Revisão integrativa. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15483
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Stephanie Miriam Alves Falcão.pdfPDF - Stephanie Miriam Alves Falcão7.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.