Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15486
Título: Repensando a relação entre feminismo e religião: o feminismo islâmico e a virada pós-secular
Autor(es): Linhares, Monique de Medeiros
Palavras-chave: Feminismo ocidental
Feminismo islâmico
Metanarrativa secular
Data do documento: 10-Nov-2017
Resumo: O encontro entre o feminismo e o Islã é marcado por muitas complexidades. Consciente disso, essa pesquisa tem como tema central a relação entre o feminismo e a religião. A pergunta-problema que orienta essa pesquisa é: por que o feminismo islâmico é uma abordagem legítima na luta das mulheres muçulmanas contra a dominação masculina? Dada essa pergunta, o trabalho se configura como pesquisa teórica, que utiliza uma metodologia qualitativa e recorre aos métodos de meta-análise para sistematizar a literatura especializada e análise crítica do discurso, com a qual os documentos são analisados. A partir disso, o trabalho desenvolve a seguinte premissa: o patriarcado em sociedades muçulmanas é fruto de uma interpretação masculinizada das escrituras sagradas. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o feminismo islâmico e os desafios que este movimento enfrenta ante a literatura tradicional de gênero. Para tanto, são objetivos específicos (i) contextualizar o surgimento do movimento feminista islâmico, (ii) apresentar as características do feminismo islâmico, (iii) indicar quais desafios esse movimento encontra na literatura ocidental de gênero. Por isso, essa investigação, por um lado amplia o conhecimento sobre um movimento feminista que é marginalizado e, por outro, busca dar visibilidade à luta das mulheres muçulmanas. Como considerações finais, o trabalho enseja a necessidade de melhor problematizar (i) o cânone epistemológico da ciência moderna, (ii) a metanarrativa secular que marca as abordagens feministas e a (iii) necessidade de dar legitimidade ao movimento feminista islâmico.
Descrição: LINHARES, M. de M. Repensando a relação entre feminismo e religião: o feminismo islâmico e a virada pós-secular. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15486
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Monique de Medeiros Linhares.pdfMonique de Medeiros Linhares10.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.