Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15493
Título: A importância da ética na profissão contábil: a percepção dos discentes de ciências contábeis, campus I, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Autor(es): Nascimento, Maria de Fátima
Palavras-chave: Ética contábil
Ética profissional
Profissional contábil
Código de ética do contabilista
Data do documento: 30-Nov-2017
Editor: Universidade Esatdual da Paraiba - UEPB
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar a percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da UEPB acerca da importância da ética na profissão contábil e do CEPC no que diz respeito à aplicação de conceitos éticos. Trata-se de uma pesquisa descritiva em que foram aplicados questionários com escala Likert de 5 pontos em que se identificou o grau de conhecimento dos discentes que totalizaram 160 alunos, sendo 80 do sexo feminino e 80 do sexo masculino com idade entre 18 e pouco mais de 35 anos. O presente estudo revelou que o compromisso com a ética e a eficiência, são fatores importantíssimos no exercício da profissão. É viável destacar que aproximadamente 90% dos discentes entendem que a ética é essencial para um bom desempenho na profissão contábil, o que pode ser um fator decisivo do sucesso ou fracasso do contabilista, por isso é importante para o profissional se manter atualizado sobre as informações que abordam a conduta ética para 90% e 86% para o gênero feminino e masculino, respectivamente. Ficou evidenciada na concordância plena de 61,25% das discentes e 52,5% dos discentes que o CEPC é indispensável para o exercício da profissão e que é importante ferramenta para auxiliar na realização das atividades cotidianas do profissional para 60% respondentes do sexo feminino e 53% do sexo masculino. Assim, conclui-se que os assuntos abordados foram bastante pertinentes e que a percepção dos discentes em relação à importância da ética na profissão contábil é considerável boa.
Descrição: NASCIMENTO, M. de D. do. A importância da ética na profissão contábil: a percepção dos discentes de ciências contábeis, campus I, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15493
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima do Nascimento.pdf6.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.