Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15494
Título: Gerenciamento de resultados e indicadores de desempenho em empresas brasileiras de capital aberto
Autor(es): Ribeiro, Jocélio Fernandes
Palavras-chave: Indicador de desempenho
Gerenciamento de resultados
Auditoria contábil
Bradesco
Investimento financeiro
Data do documento: 6-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em analisar a possível relação entre indicadores de desempenho e o nível de gerenciamento das companhias brasileiras. O estudo utiliza como variável independente os indicadores de desempenho (Retorno sobre os Ativos, Retorno sobre o Patrimônio Líquido e EBITDA) das empresas e como variável dependente os Accruals Discricionários como proxy do Gerenciamento de Resultados. Para isso, foram selecionadas todas as empresas da BM&FBovespa, exceto as empresas dos setores financeiros e seguradoras, durante o período de 2011 a 2015, totalizando 1746 observações. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de um trabalho descritivo, de recorte longitudinal. Para a mensuração dos accruals discricionários foi utilizado o modelo proposto por Pae (2005). Os resultados encontrados evidenciam que existe relação significativa entre o nível de gerenciamento de resultados e o retorno sobre os ativos, indicando que há indícios de manipulação por parte dos gestores em melhorar os resultados da empresa. Nos demais indicadores não foi identificado relação significativa.
Descrição: RIBEIRO, J. F. Gerenciamento de resultados e indicadores de desempenho em empresas brasileiras de capital aberto. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15494
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jocélio Fernandes Ribeiro.pdf5.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.