Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15498
Título: Reconstrução e memória da capoeira paraibana e sua valorização como patrimônio cultural
Autor(es): Barbosa, Jailson Pereira
Palavras-chave: Capoeira
Cultura negra
Patrimônio Imaterial
Preservação da memória
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: A capoeira trazida pelos povos africanos refugiados no Brasil, no período da colonização, foi adotada como uma cultura popular brasileira. Após fincar raízes no Brasil, mais precisamente nos Estados do Rio de janeiro, Bahia e Pernambuco onde ocorreu o seu desenvolvimento ao começar a ganhar espaços pelo mundo a ponto de hoje estar expandida em mais de 150 países, a capoeira tornou-se reconhecida após muitas lutas enfrentadas as quais culminaram com o seu tombamento como patrimônio cultural imaterial. Isso posto, esta pesquisa tem como objetivo reconstruir a memória da capoeira e sua valorização enquanto patrimônio cultural imaterial segundo a ótica de sua prática no estado da Paraíba e a partir da perspectiva dos mestres capoeiristas paraibanos. Assim, esta investigação compreende uma pesquisa exploratória coadunada a uma bibliográfica e respaldada em um estudo de caso. Os objetivos foram alcançados por meio do método qualitativo e de uma metodologia de coleta de dados baseada em entrevista dos mestres de capoeira residentes em Cabedelo e João Pessoa, na Paraíba, cujas informações foram alimentadas e complementadas por intermédio do levantamento bibliográfico inerente às práticas da capoeira no Brasil.
Descrição: BARBOSA, J. P. Reconstrução e memória da capoeira paraibana e sua valorização como patrimônio cultural. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15498
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailson Pereira Barbosa.pdfJailson Pereira Barbosa11.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.