Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15511
Título: Da gestão à preservação de documentos arquivísticos digitais: uma proposta para a Cidade Viva
Autor(es): Souza, Joseane Farias de
Palavras-chave: Arquivo digital
Gestão de documento digital
Preservação digital
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Um dos maiores desafios diante do cenário de evolução e uso das tecnologias da informação é a questão da gestão e a preservação dos documentos em ambiente digital. Porquanto, essa pesquisa tem característica empírica e qualitativa que tem como campo a Cidade Viva, com o objetivo de traçar um caminho da Gestão Documental para a sistematização de seu Arquivo digital, baseando-se na cadeia de custódia para garantia da autenticidade e fidedignidade dos documentos. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura com destaque para Flores (2016), Rocco (2013), e-ARQ Brasil (2011) e o Guia do usuário Archivematica (2016), como também material desenvolvido pela Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (2014). Como metodologia, destaca-se o diagnóstico de arquivo, entrevista não estruturada, observação direta assistemática, discussões com os envolvidos em formato de reunião e a análise do objeto. Mostra os resultados obtidos a partir do diagnóstico, enfatizando a elaboração de uma proposta de gestão arquivística no que concerne à estruturação do Arquivo Digital dessa entidade, indicando o Archivematica como Repositório Digital Confiável para o recolhimento de documentos permanentes em conjunto com o storage, bem como a elaboração do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade para nortearem o ciclo vital dos documentos arquivísticos digitais.
Descrição: SOUZA, J. F. de. Da gestão à preservação de documentos arquivísticos digitais: uma proposta para a Cidade Viva. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15511
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joseane Farias de Souza.pdfJoseane Farias de Souza5.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.