Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15514
Título: Controle interno como suporte para o departamento de pessoal
Autor(es): Lima Júnior, Alexandre José Damião de
Palavras-chave: Controle interno
Auditoria
Legislação trabalhista
Contabilidade gerencial
Data do documento: 12-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Este artigo tem como objetivo geral analisar a importância do controle interno como suporte do departamento de pessoal e auxiliando a empresa nas informações confiáveis, tornando-se uma ferramenta decisiva para melhorar os processos gerenciais de planejamento, direção e controle num mercado. Sendo assim o departamento de pessoal é responsável por executar todas as rotinas trabalhistas, desde a admissão até o desligamento do quadro de colaboradores da empresa, que com o auxílio do controle interno vem conseguindo desempenhar ótimos resultados. Tendo o caráter da pesquisa um estudo descritivo. Diante disso a presente pesquisa mostra de forma qualitativa, como devem ser transmitidas as informações com mais confiança e agilidade. O fluxo da compreensão do assunto foi feito a partir de artigos da área e livros que busquem uma análise mais detalhada do assunto, demonstrando a importância da utilização de controle interno nas organizações, verificando a veracidade das informações, identificando as rotinas trabalhistas, descrevendo os procedimentos, métodos ou rotinas cujos objetivos são de beneficiar e minimizar custos, produzir os dados confiáveis e ajudar na condução ordenada dos negócios da empresa. Os resultados obtidos mostram-se que o controle interno torna-se um procedimento indispensável para o bom desenvolvimento de qualquer companhia, auxiliando nos procedimentos que o departamento de pessoal tem que fazer com mais agilidade e acerto para que não gere dúvidas sobre seus diversos procedimentos.
Descrição: LIMA JÚNIOR, A. J. D. de. Controle interno como suporte para o departamento de pessoal. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15514
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandre José Damião de Lima Júnior.pdf4.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.