Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15524
Título: O uso de jogos matemáticos no Ensino Médio
Autor(es): Soares, Atos Augusto Sampaio
Palavras-chave: Jogos matemáticos
Jogos educativos
Ensino de Matemática
Recreação
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: O presente estudo objetiva identificar a importância da utilização de jogos matemáticos no ensino médio, como novo recurso metodológico para o ensino de Matemática. Essa pesquisa, baseada em diferentes livros sobre esse assunto, tem também como base conhecimentos adquiridos em aulas experimentais com alunos do Ensino Médio. De início é apresentado alguns aspectos sobre recreações, jogos e suas principais características no contexto educacional, tendo como base os estudos de Gardner (1998), Menezes (2008), Ribeiro (2009), Smole (2007), Smole (2008) e Starepravo (2009). E por fim, após descrever e analisar as três oficinas realizadas com a utilização de jogos matemáticos, todas elas realizadas em 2017, com alunos do ensino médio, na Escola Estadual Teodósio de Oliveira Lêdo, no município de Boa Vista, estado da Paraíba, chega-se a muitos resultados importantes referentes a utilização de jogos matemáticos no ensino médio. Entre eles, a motivação que os alunos tiveram no decorrer dessas atividades realizadas em sala de aula, proporcionando assim, uma nova forma de se aprender matemática. Outro resultado importante adquirido, foram os esforços dos alunos que realizaram suas atividades individualmente, sempre tentando superar suas maiores dificuldades. Destacando-se também, os resultados obtidos pelos alunos que realizaram essa atividade em conjunto, trazendo ótimas contribuições para esses alunos, principalmente o trabalho em conjunto entre eles.
Descrição: SOARES, A. A. S. O uso de jogos matemáticos no Ensino Médio. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15524
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Atos Augusto Sampaio Soares.pdfPDF - Atos Augusto Sampaio Soares19.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.