Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15525
Título: Avaliação do IDS de águas em sistemas de pretratamento de membranas cerâmicas para osmose inversa
Autor(es): Cardoso, Maria Karolina Borba
Palavras-chave: Índice de Densidade de Sedimentos - IDS
Sistema hídrico
Osmose inversa
Membrana cerâmica
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Neste trabalho, realizou-se um estudo com um sistema híbrido visando avaliar a remoção de cor, turbidez e avaliar o Índice de densidade de sedimentos considerando membranas cerâmicas como pretratamento de um sistema de osmose inversa utilizando água (água do abastecimento Público de Campina Grande e bentonita). As membranas cerâmicas foram fabricadas no Laboratório de Referência em Dessalinização – LABDES da Universidade Federal de Campina Grande a partir de materiais cerâmicos regionais. Foram realizadas análises físico-químicas, determinou-se pH, turbidez, condutividade e cor, e o índice densidade de sedimentos. Os resultados mostram que o IDS foi de 4,62 para o trat amento 1 (T1) e 4,94 tratamento 2 (T2), no qual encontra-se fora da faixa aceitável, que é de 3 para a água de alimentação e menor que 1 para a água após passar pelo sistema de osmose inversa (AMJAD,1992), estes valores foram justificados por estes experimentos serem realizados com uma bomba procon, por ser feita de grafite, ocorre o atrito da mesma assim liberando e alterando os dados dos índices.
Descrição: CARDOSO, M. K. B. Avaliação do IDS de águas em sistemas de pretratamento de membranas cerâmicas para osmose inversa. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15525
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Karolina Borba Cardoso.pdfPDF - Maria Karolina Borba Cardoso6.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.