Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15528
Título: Construção de conceitos geométricos em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental a partir da manipulação de materiais concretos
Autor(es): Lima, Girlene de
Palavras-chave: Matemática
Ensino de Geometria
Sólidos geométricos
Relação de Euler
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho, intitulado Construção de conceitos geométricos em uma turma de 6º ano do fundamental, a partir da manipulação de materiais concretos, apresenta um pouco das dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem de geometria e uma proposta metodológica em forma de relato de experiência para o ensino do conteúdo de poliedros, mais especificamente vértices, faces e arestas na fórmula de Euler. Trazemos, ainda, a escolha de trabalharmos em sala de aula um olhar comparativo entre sólidos geométricos e objetos do cotidiano dos alunos através da construção e da manipulação do material concreto com a mediação da professora. A proposta foi elaborada a partir de experiências vividas em sala de aula e das dificuldades dos alunos em assimilar alguns conceitos da geometria. Considera-se que a construção e a manipulação do material concreto tornam as aulas mais atrativas e dinâmicas, contribuindo para a aprendizagem e a construção do conhecimento, principalmente em matemática. Mostramos o relato da experiência de quatro aulas expondo a importância da construção e da manipulação do material concreto para a contagem das faces, vértices e arestas. Por último, apresento as conclusões a respeito da experiência vivenciada dentro da sala de aula, onde foi satisfatória, quanto ao manuseio do material concreto contribuindo para a aprendizagem dos conceitos geométricos e consequentemente para o ensino aprendizagem na matemática.
Descrição: LIMA, G. de. Construção de conceitos geométricos em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental a partir da manipulação de materiais concretos. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15528
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Girlene de Lima.pdfPDF - Girlene de Lima7.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.