Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1553
Título: Microempreendedor individual: Uma análise dos resultados do MEI dos anos de 2010 a 2012
Autor(es): Pinto, Suelem Katherinne de Macedo
Palavras-chave: Microempreendedor Individual
Mercado Informal
Regime Jurídico
Data do documento: 13-Ago-2013
Resumo: Devido ao amplo índice de informalidade no Brasil, foi necessário a criação de um meio que diminuísse o mercado informal e justificasse a não permanência nesse mercado, foi elaborada assim, a Lei Complementar 128/2008 que aborda a pessoa jurídica do Microempreendedor Individual, um meio inovador e desburocratizante, fruto de um projeto que gera uma redução de custos e um meio que abre oportunidades de desenvolvimento e crescimento para inúmeros empreendedores informais. O estudo tem como finalidade analisar quais os resultados obtidos pelos Microempreendedores Individuais nos anos de 2010 a 2012, mediante o uso da lei e dos regulamentos que abordam essa forma jurídica, as quais contribuíram para esclarecer todas as particularidades deste regime, bem como a utilização de dados estatísticos de institutos que estudam e pesquisam sobre fatores que estão correlacionados com este regime jurídico, desta forma, esse estudo tem caráter bibliográfico e descritivo, e possui abordagem qualitativa e quantitativa. Em análise dos dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário denominado Censo das Empresas e Entidades Públicas e Privadas Brasileiras – Empresômetro, referente ao ano de 2012, verifica-se que o tipo jurídico mais constituído neste período é o do Microempreendedor individual.
Descrição: PINTO, S. K. de M. Microempreendedor individual: Uma análise dos resultados do MEI dos anos de 2010 a 2012 . 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1553
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suelem Katherinne de Macedo Pinto.pdfSuelem Katherinne de Macedo Pinto865.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.