Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15536
Título: Produção científica sobre governança corporativa aplicada no setor público nos principais congressos no Brasil
Autor(es): Martins, João Calistro
Palavras-chave: Governança corporativa
Setor público
Bibliometria
Data do documento: 28-Fev-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo verificar a evolução e as pesquisas sobre o tema de governança no setor público nos principais congressos na área contábil, sendo esses: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa (ANPAD), Associação Nacional de Pós- Graduação governança e Congresso USP de contabilidade e Controladoria, em certo temporal que compreende o período de 2008-2017. Utilizou-se dos seguintes palavras chaves na coleta de dados: Governança, accountability, ética, Transparência e Gestão Pública para busca dos artigos. especificamente sobre o tema. Os resultados evidenciam que o evento científico com maior publicação foi ANPAD 59,62% e o congresso UNB com 28,85%. Autores mais prolíferos: Cláudia Ferreira da Cruz (primeira autora) e Lino Martins da Silva, como co-autor com três (3) produções científicas cada um. Os autores mais referenciados foram o Pinho J. A. G. D. e Bresser-Pereira L. C. com 64 e 34 citações respectivamente. Ainda sobre as referencias apresentadas nos trabalhos, pode-se observam que a tipologia “periódicos” foi mais evidente com 37,60 % e os anais de eventos tiveram uma menor participação, com 6, 59%. Entre os periódicos, os mais referenciados deram a Revista de Administração Pública-RAP, e seguida por Public administration review. Sobre os anais dos eventos ficaram em destaque o ANPAD com 73 artigos, seguido por congresso internacional del Centro Latino Administracion e Desarollo-CLAD com 15. Em relação aos temas relativos ao setor público a lei de acesso à informação - LAI foi preeminente na análise dos estudos, bem como os princípios de governança corporativa tratados com maior destaque foram: transparência e accountability e o estudo é de característica descritiva, documental e com abordagem quali-quanti.
Descrição: MARTINS, J. C. Produção científica sobre governança corporativa aplicada no setor público nos principais congressos no Brasil. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15536
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Calistro Martins.pdf6.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.