Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15537
Título: Preservação digital: proposição do software Roda na Escola Estadual José Lins do Rêgo
Autor(es): Silva, Péricles Fernandes da
Palavras-chave: Arquivo escolar
Preservação digital
Software Roda
Data do documento: 21-Dez-2017
Resumo: As escolas produzem e acumulam muitos documentos, tanto para sua administração, quanto para sua história e das pessoas que por ali passam. Estes documentos, tanto os mais recentes quanto os mais antigos, são solicitados principalmente por ex-alunos para comprovarem sua formação escolar em outras instituições, como universidades e/ou empresas. Cadernetas, históricos, fichas individuais, declarações, são alguns exemplos dos documentos que a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor José Lins do Rêgo precisa administrar. O Laboratório Integrado de Arquivologia Mara Cordeiro de Lima - Campus V da UEPB é o responsável pela guarda desses documentos. A pesquisa apresentada neste trabalho tem o objetivo de avaliar o software RODA de preservação digital de documentos como solução para o acervo escolar digitalizado da Escola José Lins do Rêgo que se encontra sob a custódia do Laboratório Integrado do Curso de Arquivologia da UEPB. A coleta de dados ocorreu pela observação uma vez que o pesquisador foi também participante, fazendo a análise das funções que o RODA possui e se ele poderia se adequar a instituição selecionada. Sendo assim, o RODA, embora possua algumas limitações, mostra-se capaz não só de ser utilizado em escolas públicas e privadas, como também em outras instituições que precisam trabalhar com documentações digitas de caráter permanente.
Descrição: SILVA, P. F. da. Preservação digital: proposição do software Roda na Escola Estadual José Lins do Rêgo. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15537
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Péricles Fernandes da Silva.pdfPéricles Fernandes da Silva13.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.