Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15539
Título: Violência e negligência familiar contra crianças e adolescentes: demandas e respostas do serviço social no hospital Alcides Carneiro (HUAC)
Autor(es): Cordeiro, Flávia da Silva
Palavras-chave: Violência infantil
Negligência familair
Serviço social na saúde
Violência doméstica
Data do documento: 21-Fev-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar as demandas apresentadas ao Setor de Serviço Social relacionados à violência e negligência familiar sofrida por crianças e adolescentes usuárias do Hospital Alcides Carneiro (HUAC) e as respostas das assistentes sociais as mesmas. Os objetivos específicos que nortearam o estudo realizado foram: Levantar o número de crianças e adolescentes vítimas de violência e negligência familiar que são usuárias do HUAC e Identificar as respostas construídas para tais demandas a partir das ações das assistentes sociais da Instituição. A pesquisa constituiu-se de um estudo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos com base na observação de como as assistentes sociais lidavam com essas demandas no Setor de Serviço Social, bem como através de pesquisa documental dos registros dos casos de violência e negligência contra crianças e adolescentes realizados pelas profissionais no livro de ocorrências. Os dados coletados no livro de ocorrência abrangem o período de estágio curricular supervisionado na Instituição, realizado de abril de 2015 a setembro de 2016. Como principais resultados destacamos que as demandas ao Setor de Serviço Social do HUAC relacionadas à violência e negligência familiar contra crianças e adolescentes totalizaram 20 casos. A violência é quantificada em 6 casos e a negligência constitui o maior número de ocorrência, totalizando14 casos. Tais demandas são apresentadas principalmente pelos profissionais que compõem a equipe de saúde, mas também são trazidas pelos responsáveis destas crianças e adolescentes. As respostas às demandas passam, na maioria das vezes, pela articulação e encaminhamento à rede de serviços voltados à proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes, com destaque para o Conselho Tutelar.
Descrição: CORDEIRO, F. da S. Violência e negligência familiar contra crianças e adolescentes: demandas e respostas do serviço social no hospital Alcides Carneiro (HUAC). 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15539
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia da Silva Carneiro.pdf10.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.