Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15541
Título: Dessalinização de águas subterrâneas salobras para consumo humano
Autor(es): Lira, Karla Luísa Feitosa de
Palavras-chave: Dessalinização
Indicadores microbiológicos
Água subterrânea
Data do documento: 6-Dez-2017
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de um sistema de dessalinização de águas salobras para consumo humano, situada no município de Soledade/PB. Foi feita a caracterização do local a ser monitorado, amostradas 4 pontos (água bruta, água filtrada, água dessalinizada e o rejeito) para a coleta de amostras e posterior análises, sendo analisados os indicadores físico-químicos (pH, temperatura, turbidez, cor, nitrato, condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos e salinidade) e os indicadores microbiológicos (coliformes totais e Escherichia coli) no período de julho a novembro de 2017, totalizando em média 20 análises. Os resultados foram comparados com o padrão estabelecido pela Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde. Com relação aos indicadores físico-químicos a cor, a salinidade, o nitrato e os sólidos totais dissolvidos que na água bruta estiveram em desconformidade com a portaria vigente, no entanto, após o processo de dessalinização por osmose reversa estiveram com as concentrações bem abaixo do valor máximo permitido, estabelecido pela portaria, admitindo a eficiência do sistema, no entanto, no que diz respeito aos indicadores microbiológicos os coliformes totais em 10% das análises esteve presente na água tratada, constando segundo a portaria a não conformidade. Segundo a Resolução CONAMA 396/2008, o aquífero de enquadra na classe 3. O resultado dessa pesquisa deve contribuir para a importância da vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano.
Descrição: LIRA, K. L. F. de. Dessalinização de águas subterrâneas salobras para consumo humano. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15541
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karla Luísa Feitosa de Lira.pdfPDF - Karla Luísa Feitosa de Lira7.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.