Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15544
Título: Hipertensão arterial em idosos participantes de um Programa de Atividade Física
Autor(es): Batista, Ewerton Victor de Barros
Palavras-chave: Atividade física
Pressão arterial
Saúde do idoso
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: A hipertensão arterial é um dos fatores de risco mais predominante em idosos, podendo acarretar acidentes vasculares, levando a morte. Diante disso a atividade física é uma importante opção não medicamentosa, tanto na prevenção quanto no auxílio da redução da hipertensão. Este estudo teve como objetivo analisar a influência da atividade física na pressão arterial de idosos praticantes de atividade física.Participaram do estudo 15 idosos do programa de extensão Universidade Aberta no tempo Livre do Departamento de Educação Física - UEPB, do sexo masculino e feminino escolhidos de modo aleatório que participassem há mais de seis meses do Programa, que já tinham sidos diagnosticados hipertensos por médicos e que participam das atividades de Ginástica Geral e da Musculação, oferecido pelo mesmo. Foi assinado pelos participantes um termo de consentimento livre e esclarecido e logo em seguida foi aplicado uma anamnese pelo pesquisador. Em três dias diferentes, referente aos dias do Programa (segunda, quarta e sextas feiras), foram verificadas as pressões arteriais antes e depois do treino. De acordo com os resultados obtidos, os participantes encontram-se com a hipertensão controlada, sendo necessária nova avaliação médicapara possíveis reajustes de medicamentos. Vários fatores podem influenciar no controle da hipertensão arterial, como pode se observar no estudo, o grau de escolaridade dos pesquisados é baixo, de modo que, isso pode refletir diretamente aos cuidados com a prevenção da pressão arterial. A renda também pode influenciar no controle medicamentoso da hipertensão, até mesmo impossibilitando os indivíduos a se locomoverem de sua casa, na aquisição de hábitos adequados de vida, bem como na compra de alimentos apropriados, os quais de forma geral são mais caros que os comumente adotados em sua dieta, além de alguns medicamentos, que por vezes não são adquiridos na rede pública de saúde.Conclui-se que vários fatores podem influenciar na hipertensão, entretanto, a prática de atividade física pode beneficiar no controle e na redução dos níveis pressóricos.
Descrição: BATISTA, E. V. de B. Hipertensão arterial em idosos participantes de um Programa de Atividade Física. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15544
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ewerton Victor de Barros Batista.pdfPDF - Ewerton Victor de Barros Batista4.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.