Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15545
Título: Influência da complexidade das poças de maré sobre a ictiofauna no estuário do Rio Mamanguape, Paraíba
Autor(es): Alves, José Carlos Albuquerque
Palavras-chave: Guildas ecológicas
Peixes recifais
Ictiofauna
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: As poças de maré são consideradas habitats com alta complexidade estrutural, isso tem sido apontado como fator que favorece a ocorrência de diferentes guildas ecológicas nesses habitats, mesmo sendo um dos ambientes mais estressantes, devido às condições físicas e químicas as quais estão sujeitas na área intertidal, atraindo diversas espécies de peixes principalmente recifais. Dada à importância destas espécies, este estudo objetivou avaliar a influência da complexidade do habitat na ictiofauna das poças de maré do costão arenítico do Rio Mamanguape. Os peixes foram anestesiados com uso do óleo de cravo nas poças de maré e coletados com rede de aquário em três diferentes pontos ao longo do costão arenítico estudado, com três repetições para cada ponto. As amostragens foram distribuídas em cinco excursões ao longo dos anos de 2015 e 2016 sendo três na estação seca e duas na chuvosa. Foram registradas 16 espécies de peixes, destacando-se as famílias Blenniidae e Gobiidae que tiveram o maior número de espécies registradas. As espécies mais abundantes durante o estudo foram Scartella cristata e Bathygobius geminatus. Os resultados apontaram que a complexidade influenciou a composição e estrutura da ictiofauna das poças de maré amostradas, com destaque para as poças de alta e média complexidade que apresentaram as maiores médias de riqueza e abundância, devido ao maior número de recursos disponíveis para tais espécies intertidais.
Descrição: ALVES, J. C. A. Influência da complexidade das poças de maré sobre a ictiofauna no estuário do Rio Mamanguape, Paraíba. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15545
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Carlos Albuquerque Alves.pdfPDF - José Carlos Albuquerque Alves5.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.