Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15550
Título: Avaliação da qualidade das águas minerais mais comercializadas no município de Campina Grande
Autor(es): Diniz, Nancy Morgana Ramos
Palavras-chave: Água mineral
Coliformes totais
E. coli
Bactérias heterotróficas
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: A incerteza em relação a qualidade de água para consumo proveniente dos Sistemas de Abastecimento de Água, influenciou na maior demanda por águas minerais, cuja composição química é considerada benéfica à saúde. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade físico-química e microbiológica das águas minerais mais comercializadas no município de Campina Grande – PB. Para a realização das análises foram utilizadas dezoito amostras proveniente de três marcas distintas, e os resultados obtidos em triplicata. Em relação aos parâmetros físico-químicos foram analisados: pH, temperatura ( C), turbidez (uT) e cor (uC), e aos parâmetros microbiológicos: Coliformes totais, E.coli e bactérias heterotróficas. Para a análise de Coliformes totais e E.coli, utilizou-se o método enzimático o em 100 mL de água mineral, identificando presença ou ausência das mesmas. Para a contagem das bactérias heterotróficas foi utilizado a técnica do cultivo em profundidade (Pour Plate). Todas as amostras (100%) apresentaram ausência de E.coli, três amostras (16,66%) apresentaram presença de Coliformes totais, e 50% das amostras analisadas apresentaram contagens acima de 500 UFC/mL para bactérias heterotróficas, evidenciando a não conformidade com a legislação nacional vigente. Em relação às analises físico-químicas, as marcas apresentaram resultados próximos ao que era informado nos rótulos, todavia não houve, na maioria dos casos, atendimento aos valores de pH estabelecidos para consumo humano, de acordo com a atual Portaria de Potabilidade.
Descrição: DINIZ, N. M. R. Avaliação da qualidade das águas minerais mais comercializadas no município de Campina Grande. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15550
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nancy Morgana Ramos Diniz.pdfPDF - Nancy Morgana Ramos Diniz5.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.