Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15552
Título: Efeitos de um programa de atividade física na coordenação motora de idosos
Autor(es): Silva, Vanielson Gonçalo da
Palavras-chave: Coordenação motora
Musculação
Saúde do idoso
Atividade física
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos de um programa de atividade física na coordenação motora de idosos. Participaram do estudo idosos pertencentes ao programa de extensão Universidade Aberta No Tempo Livre – Departamento de Educação Física-UEPB, praticantes de musculação.Para a realização da pesquisa, foram realizadas as seguintes etapas: a) Assinatura do Termo de Consentimento livre e Esclarecido; b) Anamnese e o Questionário de Baecke Modificado para Idosos-QBMI (Voorrips et al., 1991); c) Verificação da capacidade funcional especificamente da coordenação motora fina e global,pré e pós intervenção, através do teste de coordenação óculo-manual da bateria de estes da AAHPERD e do teste de habilidades manuai de ANDREOTTI e OKUMA, (1999) e d) programa de musculação focado no desenvolvimento da força muscular e coordenação motora, dos Membros Superiores (MMSS) dos indivíduos. A intensidade foi medida através da percepção física do esforço e aumentada gradativamente respeitando a individualidade de cada participante.A pesquisa caracterizou-se como quantitativa e quasi experimental, as informações estatísticas foram obtidas por meio do aplicativo estatístico SPSS 22.0, por meio deste foi realizada estatística descritiva por meio da média e desvio padrão, para variáveis numéricas. Também foi utilizado o teste t-Student para comparar as características amostrais. Em todas as análises foi utilizado o nível de significância p<0,05, com intervalo de confiança de 95%.Após a intervenção observou-se uma melhora na coordenação motora de 1,78 segundos no teste óculo manual, e 1,35 segundos no teste de habilidades manuais. Desta forma, pudemos concluir que quanto maior o nível de atividade física, melhor os níveis de coordenação motora e maior autonomia do idoso e que o programa de musculação apresentou melhoria dos escores dos testes de coordenação motora, portanto , o programa mostrou-se efetivo.
Descrição: SILVA, V. G. da. Efeitos de um programa de atividade física na coordenação motora de idosos. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15552
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanielson Gonçalo da Silva.pdfPDF - Vanielson Gonçalo da Silva5.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.