Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15556
Título: Alterações decorrentes do clareamento em dentes vitais – Uma revisão sistematizada
Autor(es): Batista, Jadson Diego Carias
Palavras-chave: Clareamento dental
Clareadores dentários
Odontologia estética
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: A busca crescente pela perfeição estética tem levado as pessoas a exigirem um sorriso harmonioso e com dentes cada vez mais brancos, que são conseguidos em grande parte através do clareamento dental (CD). Apesar dos benefícios desse procedimento, sensibilidade dentária e lesões erosivas da mucosa oral são frequentemente relatadas no contexto clínico. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistematizada sobre o CD externo e os seus efeitos sobre a estrutura dentária e o tecido gengival. Para o presente estudo, foi realizada uma pesquisa nas bases de dados PubMed e Scielo. Os seguintes descritores foram utilizados: Clareamento Dental, Clareadores Dentários, Peróxido de Hidrogênio. Tais descritores estão presentes no DeCS (Descritores em Ciência da Saúde) e foram pesquisados artigos do ano de 2003 a 2016, nos idiomas português e inglês. Foram incluídos estudos de séries de casos, transversais, longitudinais, caso-controle e revisões sistemáticas. Foram encontrados um total de 914 trabalhos, sendo 853 na base de dados PubMed e 61 na base SciELO. Após leitura do título foram incluídos 30 artigos e com a leitura do resumo, foram selecionados 11 artigos para esta revisão. Concluiu-se que os agentes clareadores, além de provocarem alterações na superfície do esmalte e na dentina, há estudos que mostram alterações nos tecidos pulpares. Devido a isso, recomenda-se sua utilização de forma racional, sob orientação profissional para evitar danos desnecessários à estrutura dentária.
Descrição: BATISTA, J. D. C. Alterações decorrentes do clareamento em dentes vitais – Uma revisão sistematizada. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15556
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jadson Diego Carias Batista.pdfPDF - Jadson Diego Carias Batista5.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.