Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15559
Título: Telejornalismo e convergência: o uso do facebook na tv Borborema
Autor(es): Alencar, Yasmin ALves
Palavras-chave: Telejornalismo
Convergência
Transmídia
Facebook
Data do documento: 18-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: A necessidade da ubiquidade para o jornalismo e o novo modus operandi da profissão, impulsionou o aperfeiçoamento e a junção de inúmeras técnicas em um só profissional, possibilitando que o ato da construção e distribuição de notícia ocorresse de uma forma plural, facilitando, assim, a vida dentro das redações, além de influenciar os costumes inerentes àquelas práticas, já que os progressos tecnológicos e todos os seus aparatos tem moldado diretamente as rotinas produtivas. Desse modo, a convergência das mídias vem demarcando seu território e demonstrando sua importância, em especial, para o telejornalismo. Para adentrar nesses processos midiáticos, faz-se necessário discorrer sobre a tão falada convergência no meio midiático e como a cultura participativa vem se utilizando dessa via para adentrar espaços que até então eram restritos apenas aos jornalistas. Para isso, este artigo tem o intuito de analisar de que forma as redes sociais, especificamente o Facebook, tem oferecido visibilidade e interação, além de influenciar diretamente a construção da notícia dentro do ambiento jornalístico da TV Borborema, demonstrando como as rotinas dos profissionais de comunicação foram alteradas juntamente com novas incumbências para a área. O trabalho em tela se constitui de uma pesquisa exploratória, com uso de pesquisa bibliográfica, inserção dentro da redação da emissora e entrevista estruturada com envolvidos no processo de convergência na TV. Mediante tal análise, foi possível constatar como o uso das redes sociais vem redefinindo a construção do que é veiculado na TV Borborema, influenciando desde a produção interna da redação até a equipe externa de reportagem.
Descrição: ALENCAR, Y. A. Telejornalismo e convergência: o uso do facebook na tv Borborema. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15559
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yasmin Alves Alencar.pdf7.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.