Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15561
Título: O oito de março nas páginas de A União: uma análise sob as variáveis de gênero, raça e etnia
Autor(es): Nóbrega, Leandro Bráulio Nascimento
Palavras-chave: Mulher
Discurso midiático
Identidade de gênero
Comunicação de massa
Data do documento: 13-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Esta monografia é um estudo sobre a representação da mulher com base nas variáveis de gênero, raça e etnia a partir do jornal paraibano A União, na edição que lembrou a comemoração do Dia Internacional da Mulher em 2017. O texto aborda: a discriminação e o racismo do qual são vítimas as mulheres e a forma com que a mídia está ligada a esse tema; a reprodução de estereótipos atrelados à identidade da mulher negra e indígena; e a maneira como os meios de comunicação podem refletir de modo equitativo a diversidade populacional feminina brasileira. Como procedimento metodológico é utilizada a análise do discurso e ainda são tomados como pontos de observações algumas temáticas do manual Guia para Jornalistas sobre Gênero, Raça e Etnia, de Angélica Basthi, no que compreende às recomendações para uma boa atuação jornalística na valorização da diversidade etnicorracial e cultural do país. Na fundamentação teórica foram utilizados, entre outros, Biroli (2011), Ferreira (2000), Freire Filho (2004), Fiorin (2002), Fonseca (2000), Munanga (2012) e Santaella (2005).
Descrição: NÓBREGA, L. B. N. O oito de março nas páginas de A União: uma análise sob as variáveis de gênero, raça e etnia. 2017. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15561
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandro Braúlio Nascimento Nóbrega.pdf22.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.