Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15564
Título: Análise do desenvolvimento socioeconômico do município de Monteiro no período de 1999 a 2013
Autor(es): Lima, Pascoalina do Carmo Silva de
Palavras-chave: Desenvolvimento socioeconômico
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM)
Coeficiente de Gini
Produto Interno Bruto (PIB)
Data do documento: 19-Dez-2017
Resumo: O objetivo desse trabalho consiste em analisar o crescimento da economia do município de Monteiro-PB, no período de 1999 a 2013, e averiguar se tal crescimento gerou o pretendido desenvolvimento. Para atender esse objetivo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e os métodos quantitativos, cujos dados foram obtidos em sites como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), o que tornou possível compreender a dinâmica do crescimento/desenvolvimento do município através dos indicadores do Produto Interno Bruto (PIB), do PIB per capita, do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Coeficiente de Gini. A análise da variável econômica PIB a preços correntes demonstrou crescimento no período, mas não o suficiente para mantê-lo na mesma posição no ranking estadual ao longo do período em questão, pode-se assim dizer que por mais que o PIB a preços correntes tenha crescido, os demais municípios cresceram ainda mais. Mas isso não interferiu no aumento da participação do PIB municipal no PIB estadual. Todavia, os dados também demonstram que o PIB per capita sofreu redução, o que significa diminuição média no poder aquisitivo do monteirense. Quando se analisa as variáveis Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) e Coeficiente de Gini, percebe-se que para o primeiro, ocorreram melhoras significativas em todos os seus segmentos, mas, que o segundo permaneceu estacionado, isto é, a concentração de renda no período de estudo dos dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) permaneceu o mesmo. Conclui-se, portanto, que ocorreram melhoras sociais, pontuais em alguns dos indicadores, frutos muitas vezes de investimentos vindo da esfera estadual ou federal, mas que em termos de crescimento econômico, visto através dos setores produtivos, presentes no município, este não ocorreu, muito pelo contrário, regrediu.
Descrição: LIMA, P. C. S. Análise do desenvolvimento socioeconômico do município de Monteiro no período de 1999 a 2013. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15564
ISSN: CDD 657.61
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pascoalina do Carmo Silva de Lima.pdfPDF - Pascoalina do Carmo Silva de Lima4.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.