Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15567
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Maria Edna da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-06T11:30:44Z | - |
dc.date.available | 2018-03-06T11:30:44Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15567 | - |
dc.description | LIMA, M. E. S. O feedback educacional e a aprendizagem da leitura e interpretação de textos. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabe-se que um dos principais problemas da atualidade referente ao sistema educativo é a dificuldade que os educandos possuem em ler e compreender textos. Essa é uma constante não só referente ao professor de língua portuguesa, mas em todas as disciplinas, pois estes dois processos fazem-se necessário não só ao ambiente escolar ou a uma única disciplina isolada, mas a toda vida humana. Sendo assim, estudamos o feedback como ferramenta que pode superar esses índices de deficiência. Desse modo, elencamos como objetivo: analisar a eficácia do uso do Feedback no desempenho escolar, sobretudo no que diz respeito aos déficits de ler e interpretar textos. Para isso, apresentamos os seguintes objetivos específicos: conceituar feedback; identificar as tipologias de feedback, compreendendo alguns fatores que influenciam a prática do mesmo; perceber como o feedback é oferecido pelo professor de língua portuguesa e como é visto pelo educando. O trabalho está fundamentado em teóricos como: Lopes e Silva (2010), Orlandi (2007), Antunes (2010), Marçal (2009), Assunção Flores e Pereira Ribeiro (2013). Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, através de uma entrevista semiestruturada aplicada ao professor e de uma entrevista estruturada aplicada aos alunos de uma sala pertencente à primeira série do ensino médio, pelas quais averiguou-se a forma de utilização do feedback, procurando perceber a compreensão dessa ferramenta pelo docente juntamente com os discentes. Os resultados nos levaram a conclusão de que o feedback, quando bem utilizado por estudantes e professor, favorece a aprendizagem da leitura e interpretação de textos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Joana Áurea Cordeiro Barbosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Feedback | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Interpretação de texto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O feedback educacional e a aprendizagem da leitura e interpretação de textos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Edna da Silva Lima.pdf | 8.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.