Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15572
Título: Perfil dos criadores de suínos de Catolé do Rocha que fazem aquisição de matrizes e reprodutores no Câmpus IV e o papel da UEPB na melhoria dos plantéis
Autor(es): Dantas, Lucas Teixeira
Palavras-chave: Genética
extensão
tecnologia
Data do documento: 21-Fev-2018
Resumo: Os suínos foram introduzidos no Brasil por Martin Afonso de Souza em 1532, que trouxe de Portugal as raças: Alentejana, Transtagana, Galega, Bizarra, Beiroa e Macau. Essas raças portuguesas deram origem, ao longo de 400 anos de trabalho, às chamadas raças nacionais, destacando-se o Piau, Tatu, Canastra, Nilo, Caruncho, Pereira e Pirapitinga. Objetivou-se com esse estudo, traçar o perfil dos criadores de suínos de Catolé do Rocha e cidades circunvizinhas que fazem aquisição de matrizes e reprodutores no Câmpus IV/UEPB e o papel da instituição na melhoria dos plantéis do município. Para o levantamento dos dados sobre o perfil dos criadores de suínos foi elaborado um roteiro de entrevistas, abordando questões sobre a criação de suínos, que foi aplicado com 10 criadores. Também foi feito um levantamento no setor de suinocultura do Câmpus IV com o propósito de conhecer o papel da Universidade Estadual da Paraíba no repasse de material genético para os criadores de suínos. Quando quesionados sobre a aquisição dos animais para engorda ou reprodução, cerca de 70% adquirem com o propósito de melhorar o plantel, sendo que 30% destinados à engorda. Quando questionados sobre se a aquisição dos animais promove melhorias nos rebanhos, 100% dos entrevistados afirmaram que sim. Sobre a atividade ser geradora ou não de renda para os criadores, 80% respondeu que sim. Quando foram questionados sobre o que limita a criação de suínos, o que foi apontado como sendo os principais entraves com os maiores percentuais de respostas foram água (40%) e instalações com (30%), respectivamente. A média de animais comercializados por ano é de 120 com preço de R$ 140,00 a unidade. As raças existentes no setor de suinocultura são Duroc, Pietran e Landrace. Ressalta-se ainda que a procura por animais atualmente é maior que a oferta. Em se tratando da preferência por animais machos ou fêmeas, a procura é igualitária. A suinocultura no município de Catolé do Rocha e cidades circunvizinhas é de grande importância econômica e social para os produtores familiares, embora o nível tecnológico seja precário. A busca por animais com genética comprovada oriundos da aquisição no Câmpus IV da UEPB, vem garantindo a melhoria dos planteis locais.
Descrição: DANTAS, L. T. Perfil dos criadores de suínos de Catolé do Rocha que fazem aquisição de matrizes e reprodutores no Câmpus IV e o papel da UEPB na melhoria dos plantéis. 2017. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15572
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Teixeira Dantas.pdf3.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.