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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15586
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Thalison Breno Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-06T11:33:18Z | - |
dc.date.available | 2018-03-06T11:33:18Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15586 | - |
dc.description | SILVA, T. B. A. da. Liburguês bilíngue: proposta de software mobile no ensino de artigo e preposição para alunos surdos. 2017. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os surdos possuem dificuldades em aprender determinadas classes gramaticais devido a inexistência das mesmas na sua língua materna que é a LIBRAS. Destarte, quais os efeitos do desenvolvimento de um Software Educativo (SE) a ser utilizado no ensino de artigo e preposição para estudantes surdos? Como lidar com determinadas classes de palavras não existentes na LIBRAS, quando o surdo vai se utilizar do português escrito? Tendo por base essas questões problema, o presente trabalho tem por objetivo geral apresentar o protótipo de um software educativo mobile como ferramenta auxiliadora no ensino de artigo e preposição para surdos. Nesse diapasão, tenciona-se especificamente identificar as dificuldades encontradas nesse tipo de ensino, processo de inclusão e opiniões acerca do SE, através de uma revisão de literatura juntamente com a realização de entrevistas semiestruturadas. Trata – se, portanto, de um estudo de campo de caráter descritivo, com abordagem quanti - qualitativa. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas com 20 professores de LIBRAS da região paraibana, especificamente das cidades de Catolé do Rocha, Pombal, Patos e São Bento. Como aporte teórico, têm-se o relato da educação inclusiva e do ensino de LP para surdos; e da Tecnologia Educacional e Assistiva, embasados nas reflexões e posicionamentos de Faria (2001), Ferreira (1995), González (2007), Kenski (2007), Levy (1999), Skliar (1999, 2005), entre outros. No epílogo da pesquisa, obtêm-se como resultados, discussões satisfatórias acerca da proposta do SE, juntamente com a ratificação dos problemas que os surdos possuem com o aprendizado de gramática, sobretudo na utilização de algumas classes gramaticais (artigo e preposição) para elaboração de frases com coesão no momento da leitura e escrita. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Henrique Miguel de Lima Silva | pt_BR |
dc.language.iso | tr | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Software | pt_BR |
dc.title | Liburguês bilíngue: proposta de software mobile no ensino de artigo e preposição para alunos surdos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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