Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15601
Título: Arte e estética nas relações internacionais: uma abordagem heterodoxa para a construção da paz
Autor(es): Silva, Luan do Nascimento
Palavras-chave: Estratégias artísticas
Virada estética
Construção da paz
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: A arte constitui uma forma de comunicação e expressão humana e pode ser instrumentalizada para a transformação de conflitos; enquanto a estética se refere a uma abordagem pós-positivista que recupera o aspecto sensorial na lógica de produção de conhecimento. Essas perspectivas críticas, radicais, ou mesmo heterodoxas, são constantemente marginalizadas pelo mainstream da disciplina de Relações Internacionais, embora nas últimas décadas tenham sido evidenciadas em agendas de pesquisa nas áreas dos Estudos Críticos de Segurança e dos Estudos para a Paz, em especial, pelo resgate do local como espaço de representação de uma das múltiplas faces da política internacional. Por isso, no intuito de compreender o papel da arte e da estética no processo de construção da paz, foi construído um debate explanatório que pudesse relacionar abordagens teóricas com a aplicação prática das estratégias artísticas. Por fim, verifica-se a efetividade dessas abordagens para a construção da paz, destacando o papel do local e das emoções para transformação social.
Descrição: SILVA, L. do N. Arte e estética nas relações internacionais: uma abordagem heterodoxa para a construção da paz. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15601
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luan do Nascimento Silva.pdfLuan do Nascimento Silva9.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.