Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15613
Título: As mulheres negras entre o cabelo liso e o cabelo encaracolado
Autor(es): Viegas, Eliane de Campos
Palavras-chave: Cabelo
Identidade
Mulher negra
Data do documento: 2016
Resumo: No presente artigo, pretendo abordar como os preconceitos vivenciados pelas mulheres negras, ao longo da história, contribuíram para que elas abram mão da sua identidade, dos seus cabelos afro, cacheados, ou crespos em troca de cabelos lisos seja por meio de chapinhas ou alisamentos químicos. Foram realizadas entrevistas com mulheres negras entre 16 e 42 anos com cabelos lisos e cacheados. O cabelo crespo é um dos principais argumentos usados para retirar da mulher negra o lugar da beleza, pois a sociedade brasileira permanece reproduzindo a ideia de que a mulher para ser considerada dentro dos padrões de beleza deve ser branca, com corpo bem definido, e cabelos lisos. Muitas mulheres negras por não fazerem parte desse modelo, se acham feias, não se aceitam e preferem fazer remodelações para se adaptarem aos padrões. No entanto, atualmente, existem mulheres e até movimentos que estão assumindo sua identidade negra e deixando os cabelos naturais, e assim, o próprio comércio tem investido na produção de produtos específicos para cabelos cacheados.
Descrição: VIEGAS, E. de C. As mulheres negras entre o cabelo liso e o cabelo encaracolado. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15613
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliane de Campos Viegas.pdfPDF - Eliane de Campos Viegas4.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.