Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15615
Título: A cor púrpura, de Alice Walker: uma leitura com base no pós-modernismo e no womanism
Autor(es): Costa, Wislley Gean da Silva
Palavras-chave: Womanism
Pós-modernismo
Identidade
Literatura Inglesa
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho objetiva analisar as relações que se estabeleceram entre a personagem Celie e as demais personagens na obra A Cor Púrpura (1982) de Alice Walker como forma de representação do ideal feminista segundo a perspectiva pós-moderna. Para se atingir o objetivo serão utilizados os estudos sobre o pós-moderno de Linda Hutcheon (1991), visando-se abarcar o romance diante da estrutura a que está compreendido. A partir disso, interligaremos ao conceito cunhado pela própria autora do romance denominado Womanism para nortear as análises das relações no romance. Ademais, serão utilizados os estudos de Hall referente a construção do sujeito na pós-modernidade como forma de sustentar as mudanças ocorridas na protagonista diante as perspectivas aqui citadas. Ficou evidenciado neste trabalho que "A Cor Púrpura" buscou criar representatividade do feminismo através das personagens femininas no romance, pois, elas estiveram em consonância com a ideologia pregada por Walker do perfil Womanist. Essas especificidades, portanto, são o que caracterizam a obra como um romance pós-moderno. Pois, atribuiu-se de um movimento externo para compor o enredo que, em contrapartida, retorna à realidade fazendo-nos questionar e desconstruir os padrões estabelecidos.
Descrição: COSTA, W. G. da S. A cor púrpura, de Alice Walker: uma leitura com base no pós-modernismo e no womanism. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15615
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wislley Gean da Silva Costa.pdfPDF - Wislley Gean da Silva Costa7.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.