Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15616
Título: | Estratégias de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Araújo, Ivonaldo Matias de |
Palavras-chave: | Leitura Ensino fundamental Ensino |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo discutir as estratégias de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental, especificamente em turma do 2º ano das séries iniciais, refletindo sobre a contribuição da leitura na formação do aluno dos anos iniciais escolares e sobre a importância da criação do hábito de leitura. Os estudos sobre o processo de leitura possibilitaram a expansão de sua concepção. Assim, ela não é mais concebida meramente como decodificação dos signos gráficos, sendo esta apenas uma de suas etapas, mas é vista como um processo interativo e dinâmico no qual o leitor interage com os textos, compreendendo e atribuindo-lhes significações, influenciadas pelo contexto sociocultural. O presente trabalho tem como marco teórico Solé (1998); Kleiman (1997 e 2000); Carleti ( 2007); Freire (2001); Bakhtin (1986); Silva (2002) entre outros. A realização da pesquisa se deu em uma escola do Município de Dona Inês/PB. Concluiu-se que um ensino de leitura que a trata de forma dialógica, interativa, que disponibiliza textos de gêneros variados e estimula questionamentos sobre eles, acionando os conhecimentos prévios dos alunos, tende a proporcionar melhores resultados na aprendizagem. |
Descrição: | ARAÚJO, I. M. de. Estratégias de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15616 |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ivonaldo Matias de Araújo.pdf | PDF - Ivonaldo Matias de Araújo | 3.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.