Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15619
Título: A velhice em um novo contexto midiático: enxergando o corpo na perspectiva publicitária
Autor(es): Oliveira, Lívia do Nascimento
Palavras-chave: Velhice
Corpo
Publicidade
Data do documento: 2016
Resumo: A velhice ainda vem sendo tratada pelos meios de comunicação de forma bastante estereotipada, tendo sua imagem em algumas publicidades limitadas apenas às propagandas que lhes inferioriza. Contrariando tal perspectiva, o presente artigo tem por objetivo dar visibilidade a algumas seletas propagandas, que dão oportunidades de mostrar os idosos que se aceitam, sem precisarem recorrer a técnicas de antienvelhecimento. Nessas imagens é possível perceber uma quebra de padrões pela sociedade e mídia, no qual temos que aceitar um único perfil de moda e beleza para estar dentro de uma norma que a sociedade espera e impõe, sendo estes aspectos os de jovem, belo e audaz. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas em que se faz uso de autores como Debert, Sibilia, Sant’Anna entre outros, e também o analisar de imagens, onde se faz uso de quatro diferentes publicidades, mas com o mesmo propósito, abordando uma nova perspectiva do tratamento dado à velhice e ao seu corpo no domínio midiático, sendo elas: um ensaio de joias para a revista Vogue, realizado por Tom Ford, um ensaio sensual efetivado pelo artista Erwin Olaf, a propaganda Viva beleza viva da revista Natura e, por último, um ensaio fotográfico para um calendário da marca Pirelli. Nas respectivas propagandas serão analisados os diferentes papéis e contextos que os velhos estão inseridos.
Descrição: OLIVEIRA, L. do N. A velhice em um novo contexto midiático: enxergando o corpo na perspectiva publicitária. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15619
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lívia do Nascimento Oliveira.pdfPDF - Lívia do Nascimento Oliveira7.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.