Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15635
Título: Indisciplina na escola contemporânea: uma análise na perspectiva de Lev Vygotsky e Paulo Freire
Autor(es): Bezerra, Eveline da Silva
Palavras-chave: Aprendizagem escolar
Indisciplina escolar
Paulo Freire
Teoria sócio-interacionista (Vygotsky)
Lev Vygotsky
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: A indisciplina tem sido, na atualidade, um dos fatores mais prejudiciais ao processo de ensino-aprendizagem. Observamos que as posturas de determinados alunos em sala de aula têm produzido descontrole emocional e desgastes físicos nos professores. As queixas apontam para uma necessidade de intervir no intuito de transformar essa realidade. Deste modo, considerando que há poucos trabalhos sobre o tema, este estudo tem como principal objetivo analisar como a concepção da aprendizagem de Paulo Freire e Lev Vygotsky nos permite pensar a indisciplina. Partimos do pressuposto que é relevante aprofundarmos teoricamente as análises acerca da indisciplina, na tentativa de pensarmos estratégias de enfrentamento dos problemas que atravessam a vida escolar. Como aporte teórico, utilizamos a abordagem sociointeracionista de Vygotsky, a partir das elaborações de Rego (2003), Oliveira (2010) e a Pedagogia da Autonomia de Freire (2011), mas também recorremos a outros teóricos como: Aquino (1996), Eizirik (2001) e Trevisol (2007). Freire e Vygotsky apresentam similaridades em suas concepções quando destacam que a escola é desvinculada da realidade dos alunos e, portanto, apresenta uma prática pedagógica esvaziada de sentido. Sendo assim, a partir das abordagens teóricas que respaldaram esse estudo, podemos pensar que a mudança de posturas dos alunos ditos “indisciplinados” em sala de aula não vai acontecer a partir de imposição de regras, atitudes autoritárias e medidas punitivas, mas a partir da construção de projetos políticos pedagógicos que coloquem o aluno como sujeito ativo e dinâmico na construção do seu próprio processo de aprendizagem.
Descrição: BEZERRA, E. S. Indisciplina na escola contemporânea: uma análise na perspectiva de Lev Vygotsky e Paulo Freire. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15635
ISSN: CDD 371.58
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eveline da Silva Bezerra.pdfPDF - Eveline da Silva Bezerra7.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.