Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15638
Título: Reconfigurações intertextuais do duplo na novela O médico e o monstro e na HQ O estranho caso de Batman, Jekyll & Hyde
Autor(es): Nascimento, Sóstenes Silva Nascimento
Palavras-chave: Batman
O Médico e o Monstro
História em Quadrinhos
Data do documento: 2017
Resumo: A intertextualidade é um elemento presente em muitas obras contemporâneas que tentam resgatar obras literárias clássicas através de uma mídia nova. Este trabalho tem como objetivo analisar as relações intertextuais do duplo nos personagens: Dr. Jekyll e Mr. Hyde da novela de Robert Louis Stevenson, o médico e o monstro (1886), e em Batman e Duas Caras dos quadrinhos de Paul Jenkins e Jae Lee (2005) e comparando também a Londres gótica da novela, ou seja, do final do século XIX, com Gotham City da HQ através da análise semiótica. Esta análise se dá pela riqueza dos temas envolvidos como o avanço da ciência, o gótico urbano de Londres, o terror, e principalmente o duplo, um tema que invade a literatura e também as HQs. Neste trabalho utilizaremos para análise da literatura comparada e da intertextualidade Kristeva (2005) alguns conceitos do duplo teorizados por Rosset (1999), Lacan (2005); Stalloni (2001) para a teoria do gênero narrativo novela; Peirce (1975), (2008) para abordar a semiótica e Mccloud (1975) e Eisner (1989) que discutem sobre as narrativas dos quadrinhos. Para descrever sobre o gótico urbano no fin del siecle utilizaremos textos de Groom (2012) e Dryden (2003). Acreditamos que essa análise comparativa poderá demostrar a importância do duplo na literatura e em uma mídia moderna estreitando as relações entre uma obra literária e uma HQ.
Descrição: NASCIMENTO, P. S. S. Reconfigurações intertextuais do duplo na novela O médico e o monstro e na HQ O estranho caso de Batman, Jekyll & Hyde. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15638
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Sóstenes Silva Nascimento.pdfPDF - Paulo Sóstenes Silva Nascimento8.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.