Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15643
Título: Letramento na EJA: a ressignificação da leitura e da escrita
Autor(es): Macena, Emanoel Bruno Henrique de
Palavras-chave: EJA
Letramento
Alunos
Data do documento: 2017
Resumo: Este artigo aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo analisar o letramento nessa modalidade de ensino, a fim de discutir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e a sua contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem. Tal análise parte do princípio de que o letramento é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo, ou seja, propicia melhores condições e oportunidades de uma vida mais digna e próspera. Este trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo feita com alunos da EJA de uma escola localizada na zona rural do município de Mulungu - PB. Ao longo do desenvolvimento do trabalho são feitas diversas abordagens sobre a importância da prática de letramento na educação de jovens e adultos, para o melhoramento do ensino e aprendizagem dos estudantes. A partir dos questionamentos realizados, os alunos demonstraram satisfação em estarem inseridos nesta modalidade de ensino. A base teórica está fundamentada, principalmente, em Kleiman (1995) Soares (2010), Freire (1996; 2005) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Ao fim da pesquisa concluímos que a educação de Jovens e Adultos precisa ser compreendida como algo que traz benefícios para a vida dos educandos e a sociedade em geral, pois quanto mais pessoas estiverem alfabetizadas, menores serão os casos de exclusão e desigualdade social.
Descrição: MACENA, E. B. H. de. Letramento na EJA: a ressignificação da leitura e da escrita. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15643
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanoel Bruno Henrique Macena.pdfPDF - Emanoel Bruno Henrique Macena3.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.