Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15649
Título: O lúdico como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem
Autor(es): Melo, Alena Sousa de
Palavras-chave: Lúdico
Educação
Ferramenta Pedagógica
Aprendizagem
Data do documento: 1-Mar-2018
Resumo: O presente estudo buscou realizar uma investigação sobre a prática do lúdico na Educação Básica. Foi traçado um comparativo visando elucidar o sucesso e o fracasso relatado por profissionais da Educação quando buscam desenvolver este método em suas aulas. Para a abordagem foi realizado um levantamento bibliográfico buscando traçar uma linha histórica sobre a evolução dos métodos utilizados para consolidar a aprendizagem e ainda estabelecer um paralelo entre Sociedade e Escola enquanto instrumento de socialização e mantenedora da formação cidadã. O objetivo principal foi promover uma reflexão de que quando bem conduzido é uma ferramenta auxiliar com efeitos positivos na trajetória escolar dos alunos. Inicialmente foi feito um comparativo entre o método de ensino Tradicional e os métodos Construtivistas onde o lúdico é uma estratégia desta última metodologia. Porém, foi questionado se recorrer ao lúdico é “vestir” o conteúdo com uma roupagem nova ou se para alcançar sucesso é necessário que se faça um planejamento envolvendo toda a comunidade escolar. Por fim, fez-se um relato de uma experiência lúdica desenvolvida em uma turma de Ensino Médio na modalidade EJA como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Biologia. Concluímos que aprender brincando favorece o desenvolvimento e amplia as possibilidades de aprendizagem quando encaradas enquanto processo de transformação social
Descrição: MELO, Alena Sousa de. O lúdico como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem: análise dos discursos de eficácia e aplicabilidade, associados a um relato de experiência. 2017. 37 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15649
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alena Sousa de Melo.pdfPDF - Alena Sousa de Melo12.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.