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Título: A efetividade do laboratório de informática em escolas públicas de João Pessoa - PB
Autor(es): Viegas, Marconildo Luiz
Palavras-chave: Tecnologia Educacional
Informática
Laboratório
Escola
Data do documento: 1-Mar-2018
Resumo: Este trabalho aborda a temática da efetividade do laboratório de informática em escolas públicas de João Pessoa-PB como equipamento de pesquisa escolar para dinamização das aulas. O seu objetivo geral foi avaliar o uso (ou não uso) dos Laboratórios de Informática como equipamento digital oferecido aos profissionais da educação, a fim de que estes possam dinamizar suas aulas e criar um ambiente de interatividade, além de se fazer a inclusão no mundo digital e, levando em consideração procedimentos de análise do perfil da escola e o do profissional de educação, contando com formulário de pesquisa e de visita in loco. Para isso, empregou-se a metodologia da pesquisa documental interpretativista, em uma abordagem quali-quantitativa, visando à análise dos dados. O corpus é composto de cinquenta e cinco questionários, aplicados em 7 (sete) escolas de João Pessoa–PB, sendo 6 (seis) escolas estaduais de ensino fundamental I, fundamental II e ensino médio, além de 1 (uma) escola municipal, escolhidas de forma aleatória por região, foram colhidas informações relacionadas ao uso de equipamentos tanto no laboratório de informática quanto ferramentas digitais, como por exemplo, os tablets. Para fundamentação teórica, utilizamos Cysneiros (1999), Oliveira (2006), Saviscki (2011), entre outros. Os resultados obtidos apontam, de modo geral, para um quadro em que se constata que a escola disponibiliza de laboratórios de informática, porém não vem sendo bem utilizados ou são subutilizados, deixando uma ferramenta tão importante ociosa na maioria das escolas. Embora o profissional de educação tenha considerado o uso dos equipamentos digitais como importante, a maioria das escolas define, a seu critério, sobre o uso do laboratório de informática, o que muitas vezes restringe o acesso do aluno que não tem como fazer pesquisas ou outras atividades escolares, assim como, o professor não usa muito esse equipamento para a prática pedagógica. Embora reconheçamos a importância do laboratório de informática como equipamento imprescindível também ao processo ensino e aprendizagem e a efetiva valoração na dinamização das aulas nas escolas públicas e a necessidade do emprego efetivo do equipamento supracitado, além de outras ferramentas tecnológicas de informação e comunicação (TICs) para a promoção de estratégias dos profissionais da educação, concluímos que sua efetividade só ocorrerá plena e satisfatoriamente se seus sujeitos (incluindo todos que fazem uso do laboratório de informática) puderem contar com a disponibilidade, adequação de instalação e conexão via wi-fi (ou em banda larga) de todas as máquinas digitais disponíveis para o uso eficiente das mesmas. Conclui-se que existe uma restrição dos profissionais da educação ao uso do laboratório de informática nas escolas pesquisadas e ficaram evidentes que as limitações no uso deste equipamento estão relacionadas à gestão administrativa que interfere para a realização das atividades pedagógicas
Descrição: VIEGAS, Marconildo Luiz. A efetividade do laboratório de informática em escolas públicas de João Pessoa - PB. 2017. 58 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15652
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

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