Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15655
Título: Educação e nacionalismo em tempos de guerra
Autor(es): Silva, Daviana Granjeiro da
Palavras-chave: Educação
Segunda Guerra Mundial
Nacionalismo
Data do documento: 1-Mar-2018
Resumo: Este trabalho trata das representações do jornal A União no que se refere às práticas educacionais patrióticas disseminadas e intensificadas em virtude da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Dentro da perspectiva da História Cultural, a proposta é analisar de que forma o governo brasileiro, através dos periódicos, propagava práticas nacionalistas e divulgava ações pedagógicas de escolas públicas, influenciando a sociedade paraibana para a construção de valores morais e patrióticos, gerando uma consciência histórica para o período. A abordagem desta pesquisa é qualitativa e metodologia utilizada foi a análise de matérias apresentadas nos jornais no recorte temporal estabelecido e o embasamento em bibliografia que tratam da temática. Dialogando com Eric Hobsbawm (1999), JörnRüsen (2007), Vânia Cristina da Silva (2011), FONSECA (2006), dentre outros autores que se propõem a discutir a função da educação e seus desdobramentos na vida prática, tornou-se possível a realização desse intento e assim, contribuir com a historiografia da educação na Paraíba
Descrição: SILVA, Daviana Granjeiro da. Educação e nacionalismo em tempos de guerra: representações da imprensa paraibana durante a segunda guerra mundial (1939 - 1945). 2017. 41 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15655
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daviana Granjeiro da Silva.pdfPDF - Daviana Granjeiro da Silva13.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.