Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15671
Título: A materialidade como condição a ação: uma análise do circuito inferior da economia urbana em Guarabira/PB
Autor(es): Nascimento, Jonas Rafael Ferreira do
Palavras-chave: Circuitos da economia
Uso do território
Guarabira
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho busca analisar os circuitos da economia urbana em Guarabira/PB, considerando sua dinâmica territorial atual e os fatores que influenciam na sua centralidade. Parte-se do entendimento de que o espaço geográfico é um resultado, dinâmico e contraditório, da superposição de divisões do trabalho e dos respectivos circuitos espaciais de produção (SANTOS, 2008a). Nesta perspectiva compreende-se a cidade enquanto uma totalidade una e fragmentada que pode ser analisada a partir dos Circuitos da Economia Urbana (SANTOS, 1979) o que possibilita considerar que a vida urbana é condicionada pela dimensão qualitativa e quantitativa de cada circuito, onde cada um mantem com o espaço de relações da cidade um tipo particular de relações. Deste modo, a cidade deve ser vista como uma totalidade, e ao mesmo tempo compreender nesta totalidade, que ela é um conjunto solidário e contraditório, da divisão do trabalho (SILVEIRA, 2004). Dentro dos aspectos analisados pode ser citado as os novos nexos entre o circuito inferior da economia urbana, e as novas formas de manifestação dos atores hegemônicos pertencentes ao circuito superior, junto às novas formas de modernização (MONTENEGRO, 2013). Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico, levantamento documental e estatístico e elaboração de base cartográfica utilizando o software Qgis 2.8.2 (WIEN) a partir da malha municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2007). Desta forma, esta pesquisa é de carater qualiquantitativa, tento como base pesquisas de campo no comércio da cidade, abordando os principais fatores e formas de comercialização dos agentes do circuito inferior.
Descrição: NASCIMENTO, J. R. F. do. A materialidade como condição a ação: uma análise do circuito inferior da economia urbana em Guarabira/PB. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15671
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonas Rafael Ferreira do Nascimento.pdfPDF - Jonas Rafael Ferreira do Nascimento14.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.