Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15674
Título: | Impactos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de geografia: uma análise comparativa entre escolas da rede pública e privada do ensino fundamental de Guarabira-PB |
Autor(es): | Alves, Jacielly de Bulhões |
Palavras-chave: | Ensino de geografia Tecnologias de informação e comunicação Escolas públicas e privadas |
Data do documento: | 2017 |
Resumo: | A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem transformado profundamente a sociedade em todas as suas dimensões, inclusive a educação. Diante deste cenário repleto de possibilidades, conexões e ampliação do potencial humano, traz também profundas transformações e consequentemente, novos desafios. A Era da informação está dando lugar a Era da inovação e é diante deste novo panorama que esta pesquisa se propõe a analisar os impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de geografia em escolas do setor público e privado do município de Guarabira-PB. Para tal, reflete sobre os impactos das mudanças causadas pela ampliação dos recursos tecnológicos na educação; apresenta o cotidiano do uso dos recursos tecnológicos no ensino de geografia nas escolas investigadas e compara a realidade do uso dos das TIC em escolas do setor privado e do setor público no processo de ensino –aprendizagem. Os fundamentos teóricos partem das contribuições dos estudos dos seguintes autores: Marta Gabriel; Pierre Levi , Manuel Castells , Edgar Morin; Charles Higounet; Hugo Assmann; Edvania Correia, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa Qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, realizada através de Estudo de Caso, junto a duas escolas, sendo uma do setor público e outra do setor privado, através de questionário. Os resultados enfatizam as mudanças causadas pela disseminação e penetração das tecnologias digitais na sociedade, em especial no ambiente escolar. Descobrimos, a partir desta pesquisa, que a educação digital focada no desenvolvimento crítico passa a ser fundamental na formação e motivação dos jovens no processo de ensino-aprendizagem. |
Descrição: | ALVES, J. de B. Impactos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de geografia: uma análise comparativa entre escolas da rede pública e privada do ensino fundamental de Guarabira-PB. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15674 |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jacielly de Bulhões Alves.pdf | PDF - Jacielly de Bulhões Alves | 5.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.