Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15675
Título: Microcrédito produtivo orientado: espacialidade e distribuição do crédito no município de Solânea/PB
Autor(es): Morais, Soraia Moreira de
Palavras-chave: Crédito
Microcrédito
Capital
Data do documento: 2017
Resumo: O entendimento do fluxo do capital no mundo se torna indispensável para compreendermos as engrenagens da sociedade capitalista, onde o capital,na forma de crédito, surgiu como uma alternativa para sanar, adiar ou mesmo maquiar problemas causados por grandes crises econômicas mundiais. O presente trabalho tem por objetivo fazer uma leitura geográfica da história do crédito e do surgimento do Microcrédito Produtivo Orientado como alternativa para creditização de parte da população excluída do sistema financeiro tradicional por viver em situação de pobreza, e como esse crédito se espacializa e se distribui na sociedade. Para isso faremos uma discussão a partir do município de Solânea-PB. A metodologia de pesquisa foi a aplicação do questionário a empreendedores, clientes de uma instituição atuante no município, com o objetivo de traçar o perfil socioeconômico e questioná-los sobre os efeitos do microcrédito para suas atividades produtivas, família e comunidade. Em paralelo, foi feito levantamento bibliográfico, cuja contribuição de autores como Bauman (2010) E Harvey (2011), foram fundamentais para a compreensão da história do crédito. Abordagens como “teoria dos dois circuitos da economia” de Santos (2004), serviram para entender por que a atuação dessa modalidade de crédito se dá, sobretudo nas regiões periféricas e pequenas cidades do interior do estado. Como principais resultados, mostramos que pobreza e periferias nem sempre estão relacionadas, pois mesmo em ambientes pauperizados existem pessoas e empreendimentos que estão fora da linha de pobreza. E concluímos que, no momento, ocorre o fenômeno de bancarização do mercado elegível para o microcrédito produtivo orientado.
Descrição: MORAIS, S. M. de. Microcrédito produtivo orientado: espacialidade e distribuição do crédito no município de Solânea/PB. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15675
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Soraia Moreira de Morais.pdfPDF - Soraia Moreira de Morais9.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.