Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15685
Título: Letramento de alunos concluintes do ensino médio
Autor(es): Cordeiro, Letícia da Silva
Palavras-chave: Letramento
Alfabetização
Leitura e Escrita
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar de que maneira o ensino proposto aos alunos concluintes do Ensino Médio promoverá um letramento crítico, não limitando os alunos ao ato de ler apenas por ler. Para tal análise foram tidos como procedimentos metodológicos pesquisas bibliográficas com base nos autores Rocco (1994), Soares (2010), Krug (2015), Manys (2010), entre outros. Além dessas pesquisas foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória que permitiu realizar o levantamento de dados com a turma e com o professor de Língua Portuguesa, responsável pela turma de 3º ano do Ensino Médio analisada. As pesquisas foram de grande valia, pois tornaram possível explorar as reais ideias que os alunos concluintes têm do processo de letramento. No presente trabalho, durante a análise, percebemos que é de extrema relevância conhecer a realidade dos alunos, a fim de se construir uma base metodológica que viabilize a realização do trabalho em sala de aula. Além disso, conhecer a realidade dos alunos é algo que deve permear o todo o ensino, ajudando a conduzir o processo de ensino/aprendizagem. Em relação à pesquisa realizada, chegou-se à conclusão de que, para que a mediação do processo educacional aconteça, faz-se necessária a dedicação do professor para com os alunos, baseada em uma renovação metodológica diária, em que haja, acima de tudo, diálogo e comprometimento com o processo de ensino/aprendizagem.
Descrição: CORDEIRO, L. da S. Letramento de alunos concluintes do ensino médio. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15685
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Letícia da Silva Cordeiro.pdfPDF - Letícia da Silva Cordeiro4.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.