Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15686
Título: | A contribuição das sequências didáticas na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo: um olhar sobre a crônica |
Autor(es): | Silva, Josilene Felinto da |
Palavras-chave: | Interacionismo Sociodiscursivo Língua Portuguesa Gênero Discursivo Crônicas |
Data do documento: | 2017 |
Resumo: | A discussão sobre o uso dos gêneros textuais em sala de aula sempre é motivo de debates e pesquisas em todas as fases do ensino. Neste sentido, partindo de uma inquietação pessoal e profissional, o presente artigo tem como objetivo analisar a aplicação de uma sequência didática (SD) direcionada ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II (9º ano). A referida SD apresenta uma proposta de estudo voltada ao gênero crônica. O aporte teórico que fundamentou o nosso trabalho está ancorado no interacionismo sociodiscursivo, através dos trabalhos Bronckart (1999, 2006), Marcuschi (2008), Brayner (1992), Candido (1993) e Koch (2009). Nossa pesquisa foi desenvolvida na numa escola da rede privada do Município de Guarabira-PB, na turma de 9º ano do Ensino Fundamental II. Concluímos que o uso de sequências didáticas pode sim contribuir para práticas pedagógicas melhor fundamentadas, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de produção escrita dos alunos. |
Descrição: | SILVA, J. F. da. A contribuição das sequências didáticas na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo: um olhar sobre a crônica. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15686 |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josilene Felinto da Silva.pdf | PDF - Josilene Felinto da Silva | 3.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.