Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15686
Título: A contribuição das sequências didáticas na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo: um olhar sobre a crônica
Autor(es): Silva, Josilene Felinto da
Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo
Língua Portuguesa
Gênero Discursivo
Crônicas
Data do documento: 2017
Resumo: A discussão sobre o uso dos gêneros textuais em sala de aula sempre é motivo de debates e pesquisas em todas as fases do ensino. Neste sentido, partindo de uma inquietação pessoal e profissional, o presente artigo tem como objetivo analisar a aplicação de uma sequência didática (SD) direcionada ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II (9º ano). A referida SD apresenta uma proposta de estudo voltada ao gênero crônica. O aporte teórico que fundamentou o nosso trabalho está ancorado no interacionismo sociodiscursivo, através dos trabalhos Bronckart (1999, 2006), Marcuschi (2008), Brayner (1992), Candido (1993) e Koch (2009). Nossa pesquisa foi desenvolvida na numa escola da rede privada do Município de Guarabira-PB, na turma de 9º ano do Ensino Fundamental II. Concluímos que o uso de sequências didáticas pode sim contribuir para práticas pedagógicas melhor fundamentadas, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de produção escrita dos alunos.
Descrição: SILVA, J. F. da. A contribuição das sequências didáticas na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo: um olhar sobre a crônica. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15686
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josilene Felinto da Silva.pdfPDF - Josilene Felinto da Silva3.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.