Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15689
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Natálha da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-13T13:51:51Z | - |
dc.date.available | 2018-03-13T13:51:51Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-13 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.733 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15689 | - |
dc.description | ALMEIDA, N. S. A formação do professor de língua portuguesa: reflexões sobre a prática no estágio supervisionado. 2017. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Constitui nosso interesse básico neste trabalho de conclusão de curso analisar e propiciar a reflexão acerca de relevantes questionamentos sobre o processo de formação do professor de Língua Portuguesa, levando a cabo da discussão aspectos de ordem programática e constituinte dos cursos de licenciatura, em especial o estágio supervisionado, como também problemas específicos da prática docente no ensino de língua materna na educação básica. Para tal finalidade, fizemos uso de uma metodologia qualitativa e partimos de uma perspectiva teórica atual das ciências humanas no que norteia à problemática da pesquisa, por meio das contribuições de Libâneo (1994), Freire (1996), Travaglia (2009), Antunes (2003), Perrenoud (2001), Morales (1999), entre outros, como também de documentos oficiais que regem o ensino de Língua Portuguesa no Brasil, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNs (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM (2000) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio - OCEM (2006). Com a junção entre a metodologia e o aporte teórico utilizado e a sua aplicabilidade ao trabalho de campo de intervenção no decorrer da pesquisa, trazidos em forma de relato e experiência, chegamos ao entendimento de que existe uma grande lacuna com um forte distanciamento dos parâmetros presentes na formação do professor de Língua Portuguesa e a efetiva prática docente, evidenciados na vivencia do período de estágio supervisionado da educação básica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Marta Lúcia Nunes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.title | A formação do professor de língua portuguesa: reflexões sobre a prática no estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Natálha da Silva Almeida.pdf | 27.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.