Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15693
Título: | A superação de Liesel Meminger no romance A menina que roubava livros: uma leitura sob o ponto de vista social |
Autor(es): | Gomes, Rita Maria Cardoso |
Palavras-chave: | Liesel Meminger Desordem social Superação |
Data do documento: | 13-Mar-2018 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as adversidades e a evolução da trajetória da personagem Liesel Meminger dentro do romance contemporâneo A Menina que Roubava Livros, do escritor australiano Markus Zusak. Ambientada no contexto da Segunda Guerra Mundial, cujo fervor e desordenamento social assolavam o mundo, a história ganha relevo a partir das perdas, sofrimentos e superação da menina. De caráter bibliográfico e descritivo, o referente estudo apoiou-se nas orientações teóricas de Bourneuf e Ouellet (1976), Candido (1980-2011), Benjamin (1985), dentre outros. O resultado final aponta que mesmo diante das mais fervorosas catástrofes é possível reverter o caos e vencer os medos, para isto é preciso contar com o apoio irrestrito de pessoas humildes, dispostas a restituir a dignidade humana e, principalmente, amparar-se nos livros, pois a leitura, no caso especifico localizado neste romance, desponta como um instrumento que liberta das amarras e opressões de uma sociedade em desordem. |
Descrição: | GOMES, R. M. C. A superação de Liesel Meminger no romance A menina que roubava livros: uma leitura sob o ponto de vista social. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15693 |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rita Maria Cardoso Gomes.pdf | 6.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.