Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15697
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Erlany Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-13T14:26:29Z | - |
dc.date.available | 2018-03-13T14:26:29Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15697 | - |
dc.description | SILVA, E. G. da. O bilinguismo como metodologia para a inclusão de surdos na escola e na sociedade. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de inclusão do surdo na sociedade e no âmbito escolar vem avançando com a utilização do bilinguismo nas escolas, pois a educação bilíngue tem por finalidade desenvolver duas línguas: a LIBRAS como a língua natural do surdo e a Língua Portuguesa na modalidade escrita. Desta forma, o bilinguismo provém da convivência e da aceitação com a diversidade, buscando incluir e promover as capacidades cognitivas e linguísticas do indivíduo surdo, permitindo-lhe bons resultados no setor educacional e social. O objetivo deste trabalho é discutir possibilidades para o crescimento da educação bilíngue como aceitação da diversidade linguística e social do indivíduo surdo. Com relação à base teórica os principais autores que nortearam esse estudo foram: Mantoan (2003), Goldfeld (2002), Quadros (1997) e Lima (2015). A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica, pois propôs uma reflexão sobre fatos sócio-históricos acerca do avanço da educação bilíngue para a inclusão social de alunos surdos. Com isso, podemos concluir que o bilinguismo funciona como método mais simples e eficaz no processo inclusivo do surdo, tendo em vista que a utilização dessa abordagem contribui de forma ampla e positiva para que o surdo possa estar incluído de maneira efetiva na sociedade e na escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eianny Cecília de Abrantes Pontes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Bilinguismo | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.title | O bilinguismo como metodologia para a inclusão de surdos na escola e na sociedade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Erlany Gomes da Silva.pdf | 7.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.